GRANDE PASSO DE DESBUROCRATIZAÇÃO

Antigo pleito do SESCON-SP e de todo o empreendedorismo nacional, processo de encerramento imediato de empresas será estendido para todo o País ainda este ano.

A Secretaria da Micro e Pequena Empresa acaba de lançar o Portal Empresa Simples, cuja finalidade é facilitar e agilizar os processos de abertura e fechamento de empresas. A ferramenta foi lançada ontem, em cerimônia realizada em Brasília e que reuniu representantes das juntas comerciais de todo o País.

Com o novo sistema, a baixa de CNPJ, que antes demorava no mínimo um ano, passa ser imediata. A mudança começa no Distrito Federal, porém, a expectativa é que atinja os demais estados da Federação até o fim de novembro.

O ministro da Secretaria da MPE, Guilherme Afif Domingos, adiantou a novidade aos participantes da 24ª edição do Encontro das Empresas de Serviços Contábeis, realizada pelo SESCON-SP em setembro, em Campos do Jordão. "Abrir uma empresa é difícil, mas fechar é impossível. Vamos mudar isso porque o Brasil tem pressa", disse ele, ao destacar que existem hoje mais de um milhão de CNPJs inativos no País.

Para o presidente do SESCON-SP, Sérgio Approbato Machado Júnior, a agilidade dos processos de abertura e fechamento de empresas é um grande avanço na luta pela desburocratização. "Este é um pleito antigo da categoria contábil e de toda a sociedade, que agora está se tornando realidade", ressalta o líder setorial.

Segundo a SMPE, a plataforma é dirigida a cerca de oito milhões de micro e pequenas empresas de todo o País.

Fonte: Área de Conteúdo SESCON-SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog