|
EMPRESÔMETRO COMEÇA A FUNCIONAR ESTE MÊS
|
|
|
Sistema funcionará via internet e vai medir
abertura e baixa de empresas em todo o Brasil
O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme
Afif Domingos, anunciou nesta quarta-feira (3) a criação do Empresômetro,
sistema de medição em tempo real, via internet, de abertura e fechamento das
empresas no país. O anúncio foi feito durante a posse da nova diretoria da
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal
(Fecomércio - DF), em Brasília.
De acordo com o ministro, o novo sistema que deverá ser implementado,
ainda neste mês de setembro, é uma parceria do Fórum Permanente das
Microempresas e Empresas de Pequeno Porte da SMPE e Confederação Nacional do
Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e vai medir os dados de abertura
e fechamento de empresas em todo o País. "Com o Empresômetro,
acompanharemos o número de empresas que vão nascer no Brasil daqui para
frente", declarou Afif.
Além disso, o ministro destacou que um dos maiores problemas do Brasil
é a burocracia, e lembrou que a aprovação da Lei 147/14 é o começo de um
processo gradativo de simplificação. "A má burocracia atrapalha a vida
do país. E estamos começando a mudar esse cenário pela legislação que rege a
vida das micro e pequenas empresas. Investimos na criação de um cadastro
único onde o CNPJ é o número de registro para todas as instâncias. Amanhã, o
ideal, é que esse atinja também as pessoas físicas do País".
Outro ponto importante citado pelo ministro em seu discurso foi o
crescimento do Micro Empreendedor Individual (MEI), que atingiu a marca de
4,2 milhões de pessoas cadastradas. "Conseguimos tirar da informalidade
um número de pessoas maior do que a população do Uruguai. E a nossa meta é
trazer para a formalidade, mais de um milhão de pessoas por ano. Estamos
fazendo uma revolução", enfatizou Guilherme Afif.
Fonte: Secretaria da Micro e Pequena Empresa - Via: http://www.sescon.org.br/
|
COMUNICADO CADASTRO NA GINFES Como já é do conhecimento de todos, a partir de Março de 2016, por força do Decreto nº 7393/2015 a Prefeitura Municipal de Guarulhos adotou o critério de retenção do ISS para toda emissão de nota fiscal dentro do município (vide nosso comunicado anterior de 19/04/2016). Retomamos este assunto para alertá-los sobre o preenchimento correto da Nota Fiscal, pois no momento de sua emissão a Inscrição Municipal do tomador deve ser preenchida obrigatoriamente . Como sugestão pedimos que revisem todo o Cadastro de Tomadores de Serviços da GINFES ou mesmo o excluam e refaçam. Para refazer basta preencher a Inscrição Municipal, corretamente, que o sistema puxará as demais informações de maneira automática através do banco de dados da Prefeitura. Vale lembrar que esse procedimento deverá ser utilizado somente para os Prestadores de Serviços estabelecidos no Município de Guarulhos. Atenciosamente, Fiel Empresa Contábil Ltda.
Comentários
Postar um comentário