5 dicas de etiqueta profissional que você precisa seguir
Procurar a área de recursos humanos e os líderes da companhia certamente
é melhor forma de saber qual é a postura que ela espera identificar em você
Para
cada ambiente e situação existe um conjunto de comportamentos e um código de
conduta - explícitos ou implícitos - que são valorizados. Este conjunto de
comportamentos, adequado a uma determinada realidade, é o que chamamos de
cultura organizacional. Procurar a área de recursos humanos e os líderes da
companhia certamente é melhor forma de saber qual é a postura que ela espera
identificar em você.
Porém, existem algumas pequenas atitudes que são “bem
vistas” e requisitadas em qualquer ambiente corporativo - independente de
cargo. Alguns especialistas as definem como Etiqueta Profissional. Seguem
algumas para exemplificar:
• Vista-se adequadamente - no ambiente de trabalho a forma de você se vestir deve
estar adequada ao perfil, segmento e padrão da empresa. Ter estilo próprio e
seguir a moda é aceitável, mas o seu guarda roupa precisa combinar com o seu
crachá.
• Utilize os recursos da organização com moderação - para falar desse ponto, a melhor dica é que os utilize
como se fossem seus. Os mesmos cuidados que você tem com os objetos da sua casa
são os que deve ter com os da empresa. Fique atento ao tempo que usa o
telefone, não imprima sem necessidade, desligue equipamentos que não estiver
usando etc. Pense como gasta e utiliza o que lhe oferecem.
• Seja discreto - preste atenção no impacto que cada “movimento” pode
produzir no ambiente: falar alto demais, levantar-se com frequência, gesticular
enquanto conversa etc. Esses comportamentos podem incomodar seus colegas -
sobretudo em ambientes abertos.
• Viagem corporativa não é passeio – se por ventura você estiver em outra localidade por
conta da empresa, não se esqueça nem por um minuto que você está lá,
representando-a como profissional. Por mais que seja um hotel maravilhoso, você está lá a
trabalho e não em férias. Então, cuidado com sua vestimenta e com a forma que
se posiciona em cada situação.
• Confidencialidade é fundamental – a empresa tem um pacto de confiança com você. Nomes de
clientes, pessoas e informações devem ser preservados. Procure avaliar
cuidadosamente para quem e com quem irá compartilhar o que sabe e as suas
percepções. Aqui vale tomar cuidado com o que se fala em elevadores,
restaurantes e lugares públicos. A pessoa com quem você está conversando pode
ser a indicada para o assunto, mas nunca se sabe quem pode estar ao lado.
E lembre-se: no trabalho, você é avaliado o tempo todo e a
sua imagem profissional é formada a partir de como os outros te enxergam.
Por Sofia Esteves
Fonte: http://www.administradores.com.br/
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