69% dos pais conversam sobre dinheiro com seus filhos

 

Famílias com controle sobre suas finanças são mais abertas à conversa

 
Vem crescendo o número de famílias que discutem com seus filhos a sua situação financeira. De acordo com pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), sete em cada dez entrevistados (69%) conversam em casa sobre assuntos relacionados a dinheiro. Esse número poderia ser ainda maior, porém, 12% dos pais responderam que os filhos ainda são muito jovens (menos de cinco anos) para participar do diálogo. Apenas 19% dos entrevistados admitem que não conversam sobre isso com seus filhos.
A pesquisa descobriu também que os pais com controle sobre suas finanças são mais abertos a conversas sobre dinheiro com os seus filhos. Dos pais que planejam seu orçamento na hora de comprar um novo produto, 75% falam com seus filhos, porém, entre os que não avaliam sua própria situação financeira antes de ir às compras, apenas 59% ensinam aos filhos sobre como lidar com dinheiro.
“Coerentemente, os pais que têm um bom conhecimento sobre suas próprias finanças, como saber o valor das contas do próximo mês, são os que mais conversam com os filhos sobre como lidar com o dinheiro. Filhos de pais com pouco conhecimento de suas próprias finanças tendem a conversar menos com os filhos sobre dinheiro, o que dificulta a vida financeira futura dessas crianças”, afirma José Vignoli, educador financeiro do SPC Brasil.
Outro dado importante revelado pelo estudo é que o fato de conversar com os filhos não é influenciado pela renda domiciliar. 72% dos pais com renda acima de R$ 1.950 mantém diálogo com seus filhos, numero estatisticamente próximo dos 69% que os fazem e tem renda domiciliar de até R$ 1.950,00.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog