COMO FAZER SEUS FILHOS GOSTAREM DE LER

Dia desses um amigo veio em casa. Logo que entrou na sala, elogiou as duas estantes cheias de livros. Como ele tem um filhinho pequeno, avisei que as duas prateleiras de baixo são de livros infantis e que ele podia deixar a criança à vontade, e ele respondeu:

- Ele não gosta de ler. Ele rasga os livros.

Se o seu filho rasgou o primeiro livro ou revista que você deu na mão dele, aviso que está tudo bem. Quase toda criança faz isso. Isso NÃO quer dizer que você tenha que esconder livros e revistas, tampouco que pode deixar ele rasgar tudo.

Crianças não sabem manusear livros (vários adultos também não sabem). Virar as folhas exige certo treino e o normal é a criança virar a folha com uma mão e segurar com a outra (vai rasgar). Um pouquinho de paciência e duas ou três “técnicas” bem aplicadas podem transformar uma destruidora de livros em um pequeno intelectual.

Sente a criança no seu colo e segure as mãos dela nas suas ao virar as folhas. Comece com uma revista velha, porque ela vai amassar ou bater nas folhas e depois de umas três páginas vai querer fazer outra coisa. Quando a criança resolver pegar a revista de novo, repita o ritual colo-mãos-virar a folha.

Vá apontando as figuras enquanto folheia. A criança vai acompanhar seu dedo e sua fala. Figuras de animais são ótimas pra esse tipo de atividade. Imite sons, mude o tom de voz, faça barulhos graves e agudos de acordo com a imagem. Depois de duas ou três vezes eles vão repetir os sons, prepare-se para dar risadas.

Detalhe: criança não vira folha por folha. Se for uma revista de 40 páginas ela deve ver umas quatro ou cinco. Siga no ritmo dela. Vire um punhado de folhas e depois comece de novo. Elas adoram.

Quando acabar de ler, mostre pra criança onde guardar a revista ou livro. Não deixe jogada no sofá, ou no meio dos brinquedos, livro tem lugar certo pra ser guardado. Da próxima vez ela já vai saber onde pegar.

Se seu filho (filha) tiver mais de quatro ou cinco anos, use histórias em quadrinhos. Alguns livros são grandes e bem coloridos, como o do Menino Maluquinho (meu filho adora Calvin e Haroldo, mesmo sendo preto e branco). Importante: a partir dessa idade eles ficam mais atentos à história, não somente às figuras e ilustrações. Coloque o dedo no personagem que está “falando” e leia, e siga apontando conforme for avançando nas falas. Tem coisa que eles não vão entender, então ou você adapta o vocabulário ou inventa uma frase. Se precisar pare e explique um trecho, mostrando o contexto (exemplo: aqui o Cebolinha tá pensando em aprontar alguma coisa. Olha a cara dele).

Agora a parte mais legal: criança tem uma memória absurda. Se você inventar uma fala e depois de alguns dias for contar a mesma história, e por acaso você esquecer o que inventou e falar outra coisa, ela provavelmente vai perguntar “Ué, mas ele não tinha falado isso e aquilo?”.

E pode se preparar, porque se eles pegam gosto pela coisa, você vai chegar cansado, preocupado, esgotado, com dor de cabeça, e vai ver aquele toquinho de gente com uma revista na mão pedindo história. É bem provável que sua dor de cabeça passe.

Por Danilo Rodrigues Bezerra


Fonte: https://medium.com/@danilorodriguesbezerra/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog