9 RAZÕES QUE PODEM CAUSAR DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA
 
Nenhuma empresa é perfeita, assim como nenhum patrão ou funcionário é perfeito. Conflitos e desentendimentos existem em todo lugar, saber trabalhar em equipe e buscar formas de evitá-los é a melhor opção.

Mas nem tudo é do jeito que queremos e não é raro ter várias demissões por justa causa nas empresas, provocadas por vários motivos. Estas situações podem levar até a casos de justiça, ai fica aquele jogo, de um lado o trabalhador procurando se justificar, do outro a empresa usando a lei para garantir seus direitos.

Vamos ver aqui alguns motivos que podem levar a demissão por justa causa, que está prevista em lei no Art. 482 da CLT - Decreto Lei 5452/43.

1) Ato de Improbidade

Quando há da parte do empregado desonestidade, abuso de confiança, quando age de má-fé querendo vantagem para si ou para outrem, por exemplo, furto, adulterar documentos pessoais.

2) Indisciplina

Desacatar seus superiores, ofender, desobedecer ordens, pode complicar sua vida, controle os ânimos que tudo vai bem.

3) Embriagues

Cá entre nós, esta está na cara não é mesmo? O patrão pode até tolerar por um período de tempo para ver se o sujeito melhora, mas ninguém quer um bêbado atendendo os clientes, nem mesmo balconista de bar pode isso. Se você tem problemas com bebidas então procure se cuidar e busque ajuda.

4) Concorrência desleal

É normal ter pessoas que trabalham em mais de um emprego hoje em dia, alguns fazem os chamados "bicos" nas horas vagas para garantir renda extra. Agora, deve tomar cuidado quando estas fontes de renda extra caracterizar concorrência desleal, isto está ligado aos "bicos", por exemplo: negociar com clientes da empresa onde trabalha para conseguir o serviço para si próprio negociando o contrato num valor mais baixo do que seria feito com e empresa em que trabalha, este ato caracteriza concorrência desleal pois este ato além de te tornar concorrente da empresa em que trabalha traz prejuízo a mesma pois está tirando dela um cliente em potencial.

5) Revelar segredos da empresa

Entregar à concorrência segredos e estratégias da empresa também pode causar demissão por justa causa.

6) Abandono de emprego

Resolveu sumir do mapa? então cuidado, afastar da empresa sem dar explicações também pode dar direito a empresa de te demitir por justa causa após um mês longe da empresa.

7) Ofender a honra ou boa fama contra qualquer pessoa

Ofensas contra qualquer pessoa seja patrão ou colega de trabalho pode com certeza ocorrer demissão por justa causa, salvo em situações de legitima defesa, própria ou de outro.

8) Prática constante de jogos de azar

Gosta de jogos de azar? Praticar dentro da empresa pode lhe causar uma bela demissão então tenha cuidado.

9) Crimes fora do trabalho

Dependendo da gravidade e consequências do ato, podem se justificar a demissão, porém em caso de condenação definitiva na justiça pelo crime, será difícil o funcionário não ser demitido.

Consequências

A demissão por justa causa tira alguns direitos do empregado, ele só terá direito de receber as férias simples e vencidas, se houver, e o saldo de salário. Agora, perde o direito ao aviso prévio proporcional, às férias proporcionais e ao 13º salário proporcional, bem como FGTS com indenização de 40% e liberação das guias de levantamento do FGTS e do seguro-desemprego.

Se o funcionário demitido por justa causa entender que seu direito foi violado, ele pode fazer uma reclamação trabalhista. Se for provado que não houve o preenchimento dos requisitos requisitados, a demissão será revertida, e o empregado receberá todos os direitos de uma demissão sem justa causa.

Fonte: https://blogvidadecontador.blogspot.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog