OS MOTIVOS CIENTÍFICOS QUE EXPLICAM POR QUE ALGUÉM É INTROVERTIDO

O ambiente pode influenciar na construção da nossa personalidade, mas algumas descobertas da ciência também apontam que muito da biologia determina um perfil introvertido

O ambiente pode influenciar na construção da nossa personalidade, mas algumas descobertas da ciência também apontam que muito da biologia determina um perfil introvertido. Em um artigo sobre o assunto, a Inc cita o autor Derek Walter e suas análises a respeito do tema.

"Há muita ciência sobre por que os introvertidos são da maneira como são. As pesquisas estão em curso, mas podemos afirmar com certeza que muito da essência de nossa personalidade é enquadrado por nossa genética", afirma Walter. Uma pesquisa de 2005, por exemplo, descobriu que os cérebros dos extrovertidos reagem mais fortemente ao jogo, sugerindo que eles estão mais conectados às recompensas deste tipo de busca de emoção.

Walter afirma que, além dos cérebros introvertidos serem menos ativados por alguns tipos de risco, eles também apresentam uma resposta imediata maior a estimulações. "Em The Introvert Advantage, Marti Olsen Laney argumenta que o nível de fluxo sanguíneo para o cérebro varia altamente entre introvertidos e extrovertidos. Introvertidos, de acordo com esta pesquisa, têm maior fluxo sanguíneo, o que leva a uma maior sensibilidade à estimulação", conta o autor.

Para ele, é possível dizer que "introvertidos são afetados de uma maneira diferente por multidões, atividades de grupo e outros tipos de simulação". E isso não é apenas no nível da experiência. É algo que parte da neurobiologia fundamental: os cérebros introvertidos são fisicamente diferentes. O determinismo biológico, entretanto, deve servir de conforto, e não limitar os introvertidos. "Só porque seu cérebro tende a funcionar de uma certa maneira não significa que você está preso a padrões de comportamento que você acredita serem limitantes", afirma Walter.

Fonte: http://www.administradores.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog