PARA PREVENIR CONTÁGIO DO COVID-19, CRCSP SUSPENDE ATIVIDADES PRESENCIAIS

O mundo todo tem acompanhado as notícias sobre o Covid-19, doença causada pelo coronavírus (Sars-Cov-2) que foi declarada uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 11 de março de 2020.

Visando à saúde dos profissionais e estudantes da área contábil, o CRCSP vai adiar pelos próximos dias as atividades presenciais de Desenvolvimento Profissional e reforçar a realização de atividades online e de autoestudo para fins de atualização e cumprimento do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC).

A prorrogação das atividades segue os procedimentos de prevenção emitidos pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) na Deliberação n.º 41, de 12 de março de 2020, e as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para enfrentamento à propagação do vírus. As atividades presenciais já programadas serão realocadas para novas datas, de acordo com a disponibilidade dos locais em que elas serão realizadas.

Adicionalmente ao adiamento das palestras presenciais e ampliação das atividades online, o CRCSP também realiza campanhas internas e externas de conscientização para alertar sobre os riscos da doença e para que todos tomem as medidas necessárias de prevenção.

“Esta medida, de evitar aglomerações, está sendo tomada de forma preventiva, pois o CRCSP, enquanto entidade responsável, deve prezar pela saúde e integridade dos profissionais da contabilidade”, declarou o presidente do CRCSP, José Donizete Valentina.

Donizete também reforçou que os profissionais devem continuar acompanhando o portal do CRCSP, pois novas atividades serão disponibilizadas para atender à necessidade de atualização dos profissionais. “É importante frisar que o Conselho continua funcionando normalmente e que os profissionais não serão prejudicados. Torcemos por notícias melhores em relação à Covid-19 nos próximos dias, para que todo o Brasil possa voltar à normalidade”, completou o presidente.

Sintomas e medidas de prevenção

O Sars-Cov-2 é um vírus do tipo coronavírus descoberto em 31 de dezembro de 2019. A transmissão da doença se dá por vias aéreas, por contato próximo com pessoas contaminadas, ou por superfícies que contenham gotículas de saliva ou secreções de pessoas afetadas. O vírus apresenta um período médio de incubação de cinco dias, mas que pode variar de dois a 14 dias.

As pessoas afetadas pelo Covid-19 apresentam sinais semelhantes ao resfriado, mas podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Outros sintomas conhecidos são:
  • febre;
  • tosse;
  • dificuldade para respirar.

Para prevenir a transmissão do coronavírus, o Ministério da Saúde divulgou alguns cuidados básicos a serem tomadas por todos:
  • lavar as mãos frequentemente com água e sabonete;
  • evitar tocar olhos, boca e nariz com as mãos não lavadas;
  • evitar grandes aglomerações e contato próximo com pessoas doentes;
  • limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
  • ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com o braço. Se usar lenço de papel, jogá-lo no lixo em seguida;
  • realizar o exame para detecção do Covid em caso de suspeita de contaminação.

* Com informações do Ministério da Saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog